A terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma abordagem terapêutica baseada em evidências, frequentemente utilizada no tratamento do autismo, TDAH e outros transtornos que promovam o atraso no desenvolvimento cognitivo comportamental. Ela se concentra na compreensão e modificação do comportamento, com o objetivo de melhorar habilidades socias, de comunicação e de vida diária destas pessoas. As primeiras consultas são destinadas a conhecer o marco do desenvolvimento da criança e adolescentes. Para isso, aplicamos as avaliações VB-MAPP e/ou DENVER, além de entrevistas aos pais. Somente após a aplicação das avaliações, podemos montar o PEI (Plano de Educação Individualizada) e iniciar o processo terapêutico. É importante enfatizar que, para um maior resultado, é necessária a continuidade da aplicação do método pela família.
*Recomendamos o mínimo de 3 sessões por semana.
Entre 2009 e 2010 foi publicada uma pesquisa realizada pela Universidade de Wisconsin-Madison em que os níveis de cortisol de mães atípicas levam as mesmas a um nível de estresse similar ao de soldados em guerra e de sobreviventes ao holocausto. Quanto mais difícil o caso incluindo o manejo de comportamento e gerenciamento de comportamentos inadequados e agressivos, maior a probabilidade das famílias, especialmente as mães de desenvolverem estresses e doenças psiquiátricas, tais como depressão, ansiedade, entre outras. Neste caso maior será estresse e disfunção emocional das famílias e consequentemente, pior será a condição da criança atípica, criando um círculo disfuncional. Por esse motivo defendo os grupos de apoio terapêutico para as famílias atípicas, equilibrando a condição emocional de todos e obtendo melhores resultados nas intervenções ABA.
Inclusão é reconhecer a diversidade como uma fonte de riqueza e celebrar cada singularidade como um presente único no mundo atípico. Por um mundo inclusivo, comece de casa!"
Luciane Guimarães
Muito antes de me tornar terapeuta psicanalista, me descobri mãe atípica. Muito embora eu sequer soubesse o que era isso, eu via um mundo diferente no meu contexto familiar, ainda que todos me dissessem o contrário, inclusive médicos! Foram muitas anos de sofrimento, dor e tratamentos que não surtiam efeitos! E foi buscando entender que me tornei terapeuta e aos poucos fui me especializando.
O diagnóstico foi tardio e com ele, a sensação de ter encontrado a saída no fim do túnel! Mas era só o começo! Eu sei exatamente o que cada membro de uma família atípica vivencia e me especializar no contexto atípico é para mim, uma missão de vida! Meu compromisso é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor, em que cada indivíduo possa explorar seu potencial, superar desafios e alcançar seus objetivos, mantendo acima tudo, o equilíbrio emocional. Juntos, vamos construir caminhos para um futuro mais harmônico, seguro e funcional.
A terapia e o acolhimento para famílias atípicas oferecem suporte emocional, orientação e recursos para famílias que enfrentam desafios únicos devido a condições de saúde, deficiências, diferenças neurodiversas ou outras circunstâncias especiais. Esses serviços podem incluir aconselhamento familiar, educação sobre as necessidades específicas do membro da família atípica e conexão com comunidades de apoio
Se sua família está enfrentando desafios relacionados a condições de saúde, deficiências ou circunstâncias especiais de um membro da família, como autismo, deficiência física ou mental, doença crônica, entre outros, a terapia e o acolhimento para famílias atípicas podem oferecer o suporte necessário para lidar com esses desafios de forma saudável e construtiva.